cadastro.asp

 

 

 



Fotossíntese e respiração

Maria Vitória Ferrari Tomé   

1 - Durante a noite a planta consome oxigênio? faz mal dormir com planta no quarto?
    As plantas respiram, assim como todos os seres vivos, incluindo a espécie humana, durante todo o tempo de sua vida. O risco de se ter uma planta no quarto é de mesma natureza que se ter outra pessoa, com menor intensidade. Talvez as condições de um quarto sejam muito mais prejudiciais à planta, por condições de pouca luminosidade de baixa umidade, principalmente em ambientes com ar condicionado.


2 - Fotossíntese pode ser chamada de respiração das plantas?
    Não! Fotossíntese e respiração são processos com reações e objetivos diferentes. A fotossíntese ocorre nas células clorofiladas, para produzir compostos orgânicos energéticos. A respiração ocorre em todas as células. É um processo de oxidação de compostos orgânicos, que libera energia necessária para a realização de todos os processos metabólicos das plantas. Ocorre não só nas plantas, mas em todos os seres vivos, incessantemente, durante toda a vida.


3 - Fotossíntese é transformação de gás carbônico em oxigênio?
    Pode-se dizer que a fotossíntese é um processo vital na obtenção de alimentos, não só para a própria planta que a realiza, como para toda a vida no planeta Terra. Direta, ou indiretamente, ela produz, praticamente, alimento para quase todos os seres vivos, em todos os ecossistemas.
    A fotossíntese realizada pelas plantas é um processo complexo, um conjunto de reações bioquímicas, que ocorrem sob luz direta ou difusa, no interior das células vegetais, nos cloroplastos. A finalidade básica desse processo é produzir alimento, produzindo também oxigênio.

A representação simplificada da fotossíntese:



leva, muitas vezes à interpretação de que o gás carbônico (CO2) é transformado em oxigênio (O2). Porém, não é isso que acontece. O processo da fotossíntese inicia-se quando a luz incide nas folhas ou outras partes verdes das plantas, como ramos e caules, e é captada por moléculas de clorofilas, que funcionam como coletores solares, recebendo, transmitindo e concentrando a energia luminosa.
    Essa energia captada é utilizada para iniciar as reações químicas, "quebrando" as moléculas de água (H2O), separando os átomos de hidrogênio (H) e oxigênio (O), que a compõem. O oxigênio é liberado para a atmosfera e os átomos de hidrogênio são aproveitados para formar carboidratos ou nova molécula de água.


4 - Existe alguma ligação entre fotossíntese e respiração?
    Sim, metabolicamente falando, elas são reações inversas. A matéria-prima utilizada para reação da fotossíntese (os reagentes = CO2, H2O), são os produtos da reação da respiração. O inverso também é verdadeiro, ou seja, a fotossíntese armazena energia em compostos de carbono e a respiração retira a energia desses compostos. Para entender melhor, observe as representações simplificadas, abaixo:


Fotossíntese




Respiração



 

Tsunamis Mitos sobre Florestas e Inundações Fotossíntese e respiração Equilíbrio e Desequilíbrio Desenvolvimento Sustentável é mito? A pavimentação da BR-163 favorecerá a exploração desordenada de sempre ou será uma nova e inédita oportunidade de governança? O investimento em infra estrutura física, sem atenção para com o desenvolv Lisboa - Um grito de guerra sem quartel contra a globalização descontrolada e as agressões ao equilíbrio ecológico do planeta foi lançado na sexta-feira na capital portuguesa, ao término do XVII Congr Os colapsos dos sistemas de energia em países desenvolvidos são sinais de alerta, que apontam para o redirecionamento do desenvolvimento tecnológico. Mas será que estamos atentos a estes sinais? Será A reportagem especial "Transgênicos, os grãos que assustam", publicada na última edição da revista Veja, apresenta uma série de incorreções e omissões que induzem o leitor a concluir que a transgenia Moscas ensinam a dar autonomia a robôs